O Onboarding é o treinamento de integração de um novo colaborador em uma organização. Refere-se de um procedimento de grande relevância para que os profissionais contratados se adequar, rapidamente e efetiva, ao espaço de trabalho, conhecendo quais são as políticas da organização e o que é preciso para que atuem de um jeito eficaz na empresa.
Para gerar um onboarding ativo, é necessário oferecer ao colaborador toda a cultura organizacional, as suas potencialidades e os grandes gestores e fazê-lo pertencer parte da equipe desde do começo de sua caminhada. Assim, é possível assegurar que a pessoa esteja determinada e empenhada com as finalidades da organização.
São varias as vantagens de aplicar a gamificação no onboarding de novos funcionários. Jogos costumam ser fundamentados em histórias e na maioria das vezes possuem finalidades bem característicos, o que simplifica a imersão da pessoa no contexto desejado. No inicio, o participante não tem informações sobre aquele ambiente, entretanto vai conhecendo aos poucos e tomando decisões no exercício. Essa relação entre o lúdico e o real ajuda no aprendizado, unido com uma
postura ativa que a pessoa necessita para realizar na atividade.
Para gerar um onboarding ativo, é necessário oferecer ao colaborador toda a cultura organizacional, as suas potencialidades e os grandes gestores e fazê-lo pertencer parte da equipe desde do começo de sua caminhada. Assim, é possível assegurar que a pessoa esteja determinada e empenhada com as finalidades da organização.
Fonte:Getty imagens(management) |
Quais os benefícios de aplicar gamificação no treinamento de integração?
Gamificação é a aplicação de estratégias e mecânicas tradicionais de jogos para ajudar no aprendizado, apreciação do desempenho e encorajar as pessoas, entre outros objetivos. é uma técnica que tem como ponto chave para determinar os comportamentos exclusivos em situações vivenciadas, fora do ambiente do jogo. Entre os mecanismos mais importantes, podemos mencionar:
- storytelling;
- trilhas de conhecimento;
- sistemas de pontuação;
- quantificação de experiência;
- missões e conquistas;
- rankings e premiações.
São varias as vantagens de aplicar a gamificação no onboarding de novos funcionários. Jogos costumam ser fundamentados em histórias e na maioria das vezes possuem finalidades bem característicos, o que simplifica a imersão da pessoa no contexto desejado. No inicio, o participante não tem informações sobre aquele ambiente, entretanto vai conhecendo aos poucos e tomando decisões no exercício. Essa relação entre o lúdico e o real ajuda no aprendizado, unido com uma
Além disso, o sistema de pontuações, níveis e rankings recompensa o bom desempenho, deixando o participante mais motivado. Com isso, o colaborador poderá perceber, por conta própria, seu conhecimento acercara da organização e descobrir como aplicar seus novos conhecimentos na sua rotina.