Ticker

6/recent/ticker-posts

Líder ou Chefe: Qual estar a frente do seu time?




 Primeiramente, estamos falando pessoas que são vistas com exemplo, modelo que podem tanto motivar ou desmotivar uma equipe e consequentemente  prejudicar os resultados de uma empresa. Por isso, é bastante relevante estar de olhos abertos: você tem um líder ou um chefe à frente da sua equipe?

Muitas boas empresas possuem ótimos planos de carreira, remuneração isso em conformidade com o mercado e benefícios bem interessante, apesar disso,  a produtividade não aumenta ou a satisfação da equipe não seja traduzida em comprometimento com a organização. Dessa forma, um sinal de alerta de que você não possui um líder para gerenciar sua equipe e sim um chefe que não está exercendo corretamente seu papel de liderança. Seja qual for a relevância do cargo, é importante perceber que, quando o papel de liderança não está com a pessoa que tem condições de liderar sua equipe, os liderados são desmotivados e não tem satisfação em produzir. Falta motivação, falta alegria, falta um foco nos  objetivo individual e coletivo para buscar a excelência no trabalho, pois a frustração é grande e ninguém produz quando está  desmotivado.


Se quem está exercendo a função de liderança não repassa conhecimento, não se automotiva e motiva seus liderados, nem consegue reconhecer um bom trabalho deste grupo, dessa forma o “chefe”, ancorado pelo nome do cargo e prejudicando um grupo inteiro. A organização precisa de um líder,  com liderança assertiva. Este tipo de liderança exige posturas da pessoa e não ao cargo, na capacidade de liderar com estratégias para si e para todos. O líder  tem uma equipe que o segue por acreditar em suas orientações, logo líder caminha junto com sua equipe mostrando segurança para realizar o trabalho. Dessa forma, ele é respeitado pelas pessoas que lidera e sua influência faz com que a equipe alcance metas e melhores resultados. O líder constrói departamentos equilibrados, uma equipe focada e com alta produtividade, onde desenvolver projetos criativos é uma prática rotineira. juntos rumo ao objetivo maior: o sucesso da empresa.


 Líder também erra

Ao oposto dessa posição sempre defensiva de um chefe, que aponta culpados ao invés de soluções, um bom líder sabe que ao correr riscos nas tomar decisões e também pode cometer erros algumas vezes e não tem medo de assumi-los. E quando seu grupo erra, ele não aponta dedos, mas junta-se à ela na busca pela melhor resolução.


 Empatia e autoconhecimento


O primeiro ponto importante para o sucesso em uma posição de liderança é ser capaz de conhecer muito bem sua equipe. Dessa forma, é possível criar mecanismos de relacionamento e aproximação que geram mais confiança e empatia. Porem, para isso é preciso primeiro conhecer muito bem a si mesmo para ser capaz de manter-se dentro do controle mesmo nas situações mais adversas. Enquanto um líder treina muito bem essas habilidades, um chefe acaba por se descontrolar e não se importa em conquistar sua equipe, mas sim em vê-la seguindo ordens.


Gerenciamento de expectativa

O maior impasse da liderança é ser capaz de equilibrar as expectativas da organização e de sua equipe. Para isso, o primeiro passo é identifica-las e, o segundo, ser capaz de encontrar o ponto de equilíbrio ideal, sempre mostrando para sua equipe todos os lados as vertentes da situação e também lutando por ela quando necessário. O líder sabe que deve atuar prontamente pela estratégia mais eficiente, enquanto o chefe busca atender exclusivamente as expectativas da organização para garantir seu próprio destacamento.


Modelo a ser seguindo

A política do espelho é e sempre será uma bom aspecto quando o assunto é liderança. Seja aqui que você prega e não o contrário. Um líder não espera de sua equipe nada diferente do que ele mesmo representa, por isso sabe que suas atitudes devem ser exemplares. Já o chefe dita regras e muitas vezes ele mesmo não a cumpre.


 Gestão colaborativa e compartilhada

Esperar que sua equipe conduza as atividades no escuro não é uma boa opção para o sucesso. É preciso que eles conheçam muito bem quais são seus objetivos e como poderão chegar lá. è obvio que há informações sensíveis e sigilosas que devem ser tratadas com a equipe apenas no momento certo, mas o bom líder reconhece a importância de compartilhar e delegar informações e responsabilidades para o andamento dos projetos.  Por outro lado, o chefe acredita que quanto mais informações exclusivas ele tiver e seu time não, mais poder ele tem, mas com isso só perde a confiança e joga fora o potencial do time.


 



Postar um comentário

0 Comentários