Ticker

6/recent/ticker-posts

Quais o desafios da carreira de gestão de pessoas perante o avanço das ias

É evidente que a profissão de gestão de pessoas continuamente foi desafiadora, requisitando habilidades interpessoais, comando e percepção profunda da dinâmica humanizada no meio de trabalho. Entretanto, com a progressão das Inteligências Artificiais (IAs), esses desafios se tornaram ainda mais complicados. As IAs trouxeram várias vantagens para o mundo dos negócios, mas, por outro lado, trazem desafio significante para os profissionais de gestão de pessoas. Abaixo, exploraremos alguns desses desafios:


Integração de IAs nas operações de RH:


A realização de IAs na gestão de pessoas é uma realidade. Por exemplo: Os “chatbots”, sistemas de triagem de currículos e análise preditiva são ferramentas que auxiliam no processo de recrutamento, mas é imprescindível resguardar que essas tecnologias se suplementar de forma segura e ética nos processos de RH. Os gestores de pessoas devem educar a trabalhar em parceria com as IAs, monitorando e habituando essas ferramentas conforme é preciso.


Competências e treinamento: 


Na proporção que as IAs ganham tarefas habituais e nos processos, a demanda por habilidades interpessoais e de sentido crítico multiplica. Os líderes de pessoas precisam melhorar suas habilidades em resolver problemas, falar com as pessoas, ser empáticos e liderar para criar equipes unidas e colaborativas. Além disso, é fundamental treinar os funcionários para trabalhar eficazmente com as IAs.

Privacidade e ética:


O uso de tecnologias de inteligência artificial na administração de pessoas requer cuidado com a proteção dos dados pessoais dos colaboradores e com a ética no uso dessas tecnologias. Os gestores de pessoas representam um papel crítico na proteção dos dados e na garantia de que as IAs sejam usadas de maneira justa e íntegro.

Crescimento de carreira: 

Com as IAs atingindo tarefas de rotina, os empregados muitas vezes se intranquilizar com o futuro de suas profissões. Os gestores de pessoas devem trabalhar em contíguo com os empregados para criar planos de desenvolvimento de carreira que agrupem as alternações trazidas pelas IAs e contribuam os colaboradores a adquirir habilidades adicionais.

Cultura organizacional: 


A abertura de IAs nos procedimentos de RH pode afetar a cultura organizacional. Os gestores de pessoas exercem um papel orgânico na ascensão de uma cultura que contemple a mudança e a concepção, resguardando que as IAs sejam vistas como aliadas e não como ameaças.

Monitoramento e avaliação de desempenho:


Com a automação e análise de dados aprimoradas pelas IAs, os gestores de pessoas precisam repensar como avaliam o desempenho dos funcionários. É essencial que as métricas sejam ajustadas para refletir as novas realidades do trabalho.

Aprendizado contínuo


A adaptação às mudanças na gestão de pessoas requer aprendizado contínuo. Os gestores de pessoas devem estar dispostos a adquirir novos conhecimentos e habilidades para se manterem relevantes em um ambiente de trabalho cada vez mais impulsionado pela tecnologia.

Considerações


No geral, a carreira de gestão de pessoas está evoluindo rapidamente à medida que as IAs se tornam parte integrante do ambiente de trabalho. Enquanto os desafios são significativos, eles também oferecem oportunidades para os profissionais de RH se reinventarem e desempenharem um papel ainda mais estratégico nas organizações, promovendo o bem-estar dos funcionários e impulsionando o sucesso dos negócios no mundo digital e automatizado de hoje.








Postar um comentário

0 Comentários